Em Outubro de 2003, recebi o convite da instituição na qual trabalho (Cooperativa Estruturar - www.estruturar.com.br) para dar um curso de formação em cooperativismo e gestão e auxiliar no processo de legalização da Cooperativa de Catadores de Itaóca, na cidade de São Gonçalo - Rio de Janeiro.
O público alvo deste projeto: pessoas que vivem da coleta e venda de materiais recicláveis no lixão de São Gonçalo (vazadouro de lixo in natura).
Objetivo: oferecer uma alternativa de geração de renda que proporcione melhoria no desempenho da atividade profissional e na qualidade de vida através da criação de uma cooperativa de catadores de lixo que, em parceria com a prefeitura local (financiadora do projeto), pretende acabar com o despejo de lixo levando os catadores a trabalhar só com a reciclagem e com melhores condições.
No primeiro eixo da capacitação, foram feitas dinâmicas e quadros de sensibilização quanto ao que significa e qual é a importância de se trabalhar em grupo e promover a cooperação. Este processo foi muito difícil, mas tivemos nosso objetivo alcançado. Conseguimos mostrar aos participantes o quanto a organização deles de forma cooperativa e legalizada poderia ajudá-los.
No segundo eixo, trabalhamos juntos os temas cooperativismo, o que é uma cooperativa e como funciona, terminando com exposição do que é gestão e como pensá-la. Saímos deste eixo com um pequeno Planejamento Estratégico.
Em Dezembro e Janeiro, trabalhamos o terceiro eixo, no qual apresentamos as questões jurídicas (lei 5764/71 - Lei das Cooperativas) e tributárias (Código Tributário Nacional). Também nesse período, demos andamento com o processo de registro e legalização da cooperativa que já tem cerca de 45 cooperados, uma diretoria e conselho fiscal.
O projeto de formação da cooperativa foi encerrado em 04 de Fevereiro de 2004, mas esta experiência que agora compartilho, me trouxe uma nova visão sobre reaproveitamento do material que jogamos no lixo e do valor que estas atividades têm para o meio ambiente e a conservação da natureza.
Tenho estudado muito e buscado informações, projetos, idéias e financiamentos para atuações sociais na área de reciclagem e aproveitamento de lixo.
"Lixo só é lixo depois de misturado e descartado..."
0 comentários:
Postar um comentário